VIVEIRO MUNICIPAL FLORA DO CERRADO - EM ATIVIDADE
- ambientecampoalegr
- 10 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Campo Alegre cria seu primeiro viveiro municipal para dar suporte ao projeto de reflorestamento do cerrado e nascentes.
O projeto foi sendo elaborado aos poucos, e devida a procura dos produtores rurais de mudas especificas do cerrado para reflorestamento.
O viveiro esta funcionando, operando com a coleta de sementes, fabricação de mudas, cadastramento de matrizes. Ainda não esta trabalhando com a doação pois esta em processo de fabricação de mudas para plantio na época das águas.
A intenção é o viveiro dar suporte para recuperação de áreas degradadas e desmatadas tanto na área rural como urbana e dar suporte também para o projeto de arborização na cidade.
A secretaria irá fazer o cadastramento das áreas a serem recuperadas e dará todo suporte durante os três primeiros meses apos plantio da muda para acompanhar o desenvolvimento da planta visto que o grande índice de arvores doadas não vingaram devido essa falta de suporte.
Os métodos para coleta de sementes sugeridos nesse programa são:
* Catação - usado quando as sementes já estão caídas no chão. Exemplos jatobá mirim, jenipapo, etc.
* Balanço - realizado através do balanço das árvores quando os frutos estão maduros, com auxílio de corda e lona disposta embaixo das árvores. Exemplos jacarandá-do-campo, amendoim bravo, etc.
* Manual - utilizado quando as sementes estiverem à altura do coletor, com auxilio de uma tesoura de poda. Exemplo: aroeira pimenteira, sangra d’água, etc;
* Coleta com podão - utilizado quando as sementes não estão a altura do coletor, sendo feito através de um equipamento composto por tesoura de alta-poda ou foice acoplada a um cabo de alumínio. Exemplos palmeiras, ipês, etc;
* Escalada em árvores - utilizado em árvores de grande porte, através do auxílio de equipamentos de escaladas. Exemplos: peroba, cedro, mandiocão, etc.
Na prática, os métodos citados podem ser usados de forma conjunta ou separados, de acordo com a situação encontrada.

As pessoas interessadas pelas mudas produzidas no viveiro irão solicitá-las na secretaria do meio ambiente onde encontraram um catálogo contendo informações sobre as espécies disponíveis, quantidade
Para garantir o sucesso das áreas que serão recuperadas e reduzir os custos dessa operação, o técnico responsável por esse programa prestará assessoria junto às pessoas que necessitem desse trabalho, orientando-as na escolha das espécies, na melhor época para o plantio das mudas, no cultivo e manutenção das mesmas.
Para que esse programa seja sustentável e dinâmico, serão realizados campanhas e atividades de educação ambiental envolvendo escolas, instituições públicas e privadas, proprietários rurais, comunidades ribeirinhas e demais interessados. Esses trabalhos serão coordenados pelo técnico que usará a área do viveiro para realização de atividades práticas, onde serão abordados assuntos relacionados às diversas etapas empregadas na produção e manejo de mudas nativas, enfocando também a importância do viveiro na recuperação das formações florestais que foram degradadas.
O viveiro também irá comercializar essas mudas fabricadas para pessoas que não querem o suporte técnico, ou que não queiram participar do programa de reflorestamento, desobrigando assim o acompanhamento da muda plantada pela secretaria do meio ambiente.
O viveiro já recebeu doações de mudas frutíferas e do cerrado de moradores e da Secima.

Nosso amigo e doador de mudas Luciano
Comentarios